segunda-feira, 26 de março de 2012

O ROTEIRO


O roteiro de "O Filho Rebelde" é baseado em um conto de Irmão X com psicografia de Chico Xavier e acaba de ser terminado. O roteiro vinha sendo trabalhado desde Janeiro, pouco a pouco de acordo com o tempo disponível. Geralmente aos finais de semana, mas às vezes também durante a semana. Pra quem não sabe, existem dois tipos de roteiro: o original, onde a história é criada no momento em que se escreve e o adaptado, onde a história já existe em alguma outra obra literária (um livro geralmente) e precisa ser adaptada para a tela.

Para o nosso curta-metragem, trata-se do segundo tipo, o que a primeira vista pode parecer mais fácil de se colocar no papel. Porém, o roteiro adaptado também tem seus percalços, pois, apesar de já termos a linha geral de desenvolvimento e solução da história, nos vemos sempre na responsabilidade de manter sua essência e ao mesmo tempo ajustar a estética da narrativa para a tela, utilizando artifícios próprios do cinema e tendo de tomar em certos momentos a famosa liberdade poética e criativa.

Mas o pior (rs) já passou! Agora é lapidar o diamante, ajustar detalhes (por isso o "V1.0" ao lado do título).  A ideia agora é submeter para alguns amigos com conhecimento técnico e conceitual da linguagem cinematográfica para que eles avaliem e possam dar um feedback para possíveis alterações. Para aqueles que conhecem o conto, terão algumas surpresas ao apreciarem esta obra quando ela estiver finalizada. Mas o final, continuará sendo o mesmo: feliz!

domingo, 25 de março de 2012

UM NOVO DESAFIO

Um curta-metragem sobre pais e filhos, as consequências de juventude desequilibrada e o poder do Amor.
Este é o primeiro de muitos posts que teremos ao longo do desenvolvimento desse projeto que pretende mostrar através da magia do cinema a realidade espiritual que permeia nossas histórias de vida. De acordo com a evolução dos trabalhos atualizaremos este blog, transformando-o em um verdadeiro diário de produção.

A ideia é também mobilizar e congregar em torno de um mesmo objetivo a comunidade espírita local e regional, onde cada um poderá colaborar com o que puder, de acordo com suas habilidades e aspirações, criando uma equipe de produção empenhada e motivada. Toda ajuda será bem vinda! Além disso, vamos buscar o apoio junto a profissionais de diversas áreas do audiovisual (espíritas ou não) numa tentativa de atribuir ao curta a melhor qualidade possível dentro das limitações fatais que teremos pela frente.

Que esta história possa servir de breve, mas edificante reflexão para todos aqueles que buscam compreender mais a si próprios. Que os jovens possam ter nesta obra uma centelha de luz que colabore na iluminação do caminho de curvas perigosas da juventude nos dias atuais. Aos pais, a consolação de que poderemos sempre lutar pelos Espíritos que recebemos como filhos.

Este projeto está sendo coordenado pelo Departamento de Arte e Cultura do Centro Espírita Seareiros de Jesus, de Americana/SP e é parte do planejamento 2012.

Que Jesus esteja com todos nós!