É! Mais uma noite (longa) de gravações para o nosso filme. Nossa equipe chegou às 22h00 pronta pra rodar mais uma cena que ilustra a forma inconsequente de Emílio viver a vida. Com a devida permissão da Secretaria de Trânsito de Americana, uma das vias de entrada e saída de Americana foi interditada no último dia 27 de novembro pela GAMA (Guarda Municipal de Americana) das 23h00 às 04h00 da manhã do dia seguinte.
Foram várias semanas de conversa e trabalho pra atender aos requisitos solicitados pela Secretaria e conseguir a autorização para a gravação.
A equipe estava a todo vapor pra cumprir o tempo determinado de execução da gravação. O horário e local foram definidos com base em alguns critérios relacionados à segurança, fluxo de trânsito e narrativa visual.
Nossa Mini-grua fez um bom trabalho captando o take inicial que, curiosamente, foi captado por último.
Fernando Cesar aqui grava o áudio enquanto a câmera na grua capta a imagem.
Pausa pra avaliar o plano captado. Nesse dia, por falta de pontos de energia próximos ao local da gravação, não utilizamos nossa TV de retorno. Mas para algumas cenas, como esta, não chega a ser um problema.
Apesar de no filme parecer que os carros realmente estão em alta velocidade tirando o racha, utilizamos algumas técnicas para garantir nossa segurança. Uma delas foi gravar com os carros em velocidade média e depois, na edição acelerar as imagens. Isso é muito utilizado em Hollywood em filmes de ação.
Precisamente às 04h00 da madrugada (ou manhã se preferir) encerrávamos as gravações com todo o material que precisávamos. Nossos agradecimentos à Guarda Municipal de Americana pelo serviço prestado e apoio até o último minuto garantindo a ordem e a segurança da gravação!