segunda-feira, 26 de março de 2012

O ROTEIRO


O roteiro de "O Filho Rebelde" é baseado em um conto de Irmão X com psicografia de Chico Xavier e acaba de ser terminado. O roteiro vinha sendo trabalhado desde Janeiro, pouco a pouco de acordo com o tempo disponível. Geralmente aos finais de semana, mas às vezes também durante a semana. Pra quem não sabe, existem dois tipos de roteiro: o original, onde a história é criada no momento em que se escreve e o adaptado, onde a história já existe em alguma outra obra literária (um livro geralmente) e precisa ser adaptada para a tela.

Para o nosso curta-metragem, trata-se do segundo tipo, o que a primeira vista pode parecer mais fácil de se colocar no papel. Porém, o roteiro adaptado também tem seus percalços, pois, apesar de já termos a linha geral de desenvolvimento e solução da história, nos vemos sempre na responsabilidade de manter sua essência e ao mesmo tempo ajustar a estética da narrativa para a tela, utilizando artifícios próprios do cinema e tendo de tomar em certos momentos a famosa liberdade poética e criativa.

Mas o pior (rs) já passou! Agora é lapidar o diamante, ajustar detalhes (por isso o "V1.0" ao lado do título).  A ideia agora é submeter para alguns amigos com conhecimento técnico e conceitual da linguagem cinematográfica para que eles avaliem e possam dar um feedback para possíveis alterações. Para aqueles que conhecem o conto, terão algumas surpresas ao apreciarem esta obra quando ela estiver finalizada. Mas o final, continuará sendo o mesmo: feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário