segunda-feira, 3 de setembro de 2012

22º DIA DE GRAVAÇÃO 02/09/12 PRAÇA DAVID GARCIA

Foi de repente que Jesus nos chamou de volta no mesmo final de semana para gravar mais uma cena. Como sera domingo, fizemos uma cena bem "simples" pra não estressar nossa dedicada equipe.
Chegamos à praça David Garcia por volta das 15h00 pra poder estudar as condições de gravação na locação. Tínhamos vários critérios que definiram o horário e o local. A posição do Sol para a fotografia, o parque infantil que neste horário é bem movimentado e a arquitetura local que foi recentemente reformada pela prefeitura conferindo uma estética agradável para a cena.

Um desafio aqui foi encontrar um cantinho e planos que permitissem utilizarmos o movimento da praça sem identificar pessoas que não fizessem parte da nossa equipe. Um cuidado necessário para previnir problemas futuros com uso de imagem. =)


Nessa gravação utilizamos nossa recém-construída mini-grua. A partir de projetos facilmente encontrados na internet (principalmente no Youtube) desenvolvemos a nossa. Toda em alumínio, ela se encaixa no próprio tripé e pode ser controlada manualmente tanto com a linha do horizonte fixa, fazendo apenas o movimento de boom, quanto livre onde podemos ter a correção de tilt da câmera. Para esta gravação utilizamos a primeira opção.


Natália Codo, que já participou de uma cena anterior, voltou a estar conosco. Esta cena vem logo após uma outra que trata de um assunto bem conhecido da juventude atual.


Fernando Cesar, já mais tranquilo após ter captado dos sons da praça para serem trabalhados em pós. Rodrigo Contardi alerta.


O segredo desta tomada era definir onde seria o ponto final da câmera e o enquadramento dos personagens. Definido isso, a tomada era gravada. Uma das limitações que temos é o fato das DSLRs não terem controle remoto para acionamento da gravação de vídeo. Isso fazia com que tenhamos que acionar o botão de REC com a câmera ainda no chão e só depois é que elevávamos a grua para iniciar o movimento.


Gravar à luz do dia é terrível quando falamos em visualização no visor LCD. Por isso, a exemplo das produções profissionais, passamos a carregar conosco este pano preto que barra a luz e nos permite enxergar o que foi filmado (lembra das antigas câmera fotográficas?). O conforto visual aumenta absurdamente e falhas que poderiam passar despercebidas são encontradas. A cada take feito, o Diretor e o Diretor de Fotografia se reuniam sob o pano pra avaliar o que foi captado.

A gravação terminou às 17h00 e nossa equipe pode curtir um tempinho de papo amigo e descontraído, pois o dever já havia sido concluído!

Nenhum comentário:

Postar um comentário